PFIC3 ou colangite Intra-hepática Familiar Progressiva Tipo 3 é uma doença genética rara que afeta o fígado e os ductos biliares, decorrente de mutações no gene ABCB4.
Os sintomas de PFIC3 geralmente começam nos primeiros meses de vida, ou na infância ou até mesmo em adultos jovens, e podem incluir icterícia (pele e olhos amarelos) prurido cutâneo, fadiga.
Portadores de PFIC 3 possuem maior suscetibilidade para desenvolver cálculos biliares, colestase medicamentosa e colestase da gravidez.
A doença poda também progredir para cirrose, carcinoma hepatocelular e falência hepática.
O tratamento para PFIC3 geralmente envolve medicamentos para ajudar aliviar os sintomas e retardar a progressão do dano hepático. Em alguns casos, o transplante de fígado pode ser necessário.
O aconselhamento genético é importante para indivíduos afetados e suas famílias, a fim de entender o risco de transmitir a condição para as gerações futuras.
Mas não se esqueça: apenas o médico pode avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento para cada caso. Dúvidas? Mande um direct terei prazer em responder.
Comments are closed.