Cuidados importantes em relação às ISTs durante o período de carnaval

Carnaval aproximando, e eu quero chamar atenção para alguns cuidados, especificamente em relação às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para que você aproveite a Folia do Carnaval sem trazer problemas à sua saúde.

Prevenção das hepatites virais! Importante verificar se a vacina para hepatite B está em dia, além da vacina para hepatite A. Sim a hepatite A, além da transmissão pela via fecal oral, pode ser transmita pela prática sexual oral- anal.

Atenção para os usuários de PREP ou PEP: Pessoas que usam medicamentos para evitar a infecção pelo HIV pré ou pós exposição sexual. lembrar que não estão protegidos de outras ISTs, como uretrites (gonorreia) sífilis, herpes genital e hepatite C, que vem aumentando o número de casos entre os usuários, pois não existe vacina de prevenção para hepatite C, somente tratamento.

Vacina para HPV: Existe vacina para evitar o HPV (papiloma vírus) que é uma outra IST, que além de associar com lesões verrucosas em regiões genitais, é um fator de risco para o câncer de reto e do colo de útero.

E claro, nunca é demais reforçar que o preservativo, a famosa camisinha, é um método de barreira eficaz contra todas as ISTs.

Bom Carnaval a todos!

Comments are closed.