Tenho cirrose hepática. Posso fazer exercício físico?

A reposta é sim!

Os pacientes com cirrose hepática frequentemente apresentam desnutrição proteico-calórica e realizam menos atividade física, sendo frequente a sarcopenia, condição caracterizada pela perda da massa, da força e da função muscular.

A desnutrição proteica- calórica associado à sarcopenia são importantes preditores de morbidade e mortalidade nos pacientes com cirrose, além de trazer impacto negativo no pós-operatório de transplante hepático, levando a permanência prolongada na unidade de terapia intensiva, maior tempo de intubação e maior risco de complicações pulmonares e de infeções generalizadas.

Os benefícios da atividade física para os pacientes com cirrose são vários como: melhora da qualidade de vida, diminuição da sarcopenia, diminui o risco de hemorragia digestiva devido diminuição do gradiente de pressão venosa hepática e da mortalidade pós transplante de fígado!

Portanto, se você tem cirrose hepática, converse com seu hepatologista, para avaliar juntamente com um educador físico um programa de exercícios que seja mais adequado para você.

 

doi: 10.1016/j.jhep.2018.06.017
doi: 10.1055/s-0039-1696639

Comments are closed.